Agosto 09, 2023
imsilva
O filósofo alemão do século XIX, Friedrich Nietzsche, quis dizer nesta afirmação que há coisas que ele deliberadamente escolheu não conhecer ou não querer saber.
Ele acreditava que a sabedoria também envolve saber definir limites para o conhecimento, reconhecendo que nem tudo precisa ou deve ser conhecido.
Isto pode ser uma forma de preservar sua própria sanidade mental, evitar sobrecarregar-se com informações desnecessárias ou prejudiciais, ou mesmo manter a liberdade intelectual ao escolher suas áreas de interesse.
- Friedrich Wilhelm Nietzsche. " Crepúsculo dos Ídolos: Como se filosofa com o Martelo".
Algo que me ajuda a entender o porquê de não querer aprofundar tantos assuntos do nosso mundo e da vida. É só auto-preservação! Quando nada posso fazer por o que está fora do meu alcance, quando não existem provas e factos de conflitos externos à minha vida, quando tudo acontece fora do meu entendimento e notóriamente sinto-me enganada, simplesmente, não quero saber mais do que o necessário para não me sentir fora do planeta. O amigo Nietzsche ajudou-me a entender o cerne da questão.