Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

pessoas e coisas da vida

pessoas e coisas da vida

11.07.19

Pessimista ou realista?


imsilva

Ao longo da minha vida, houve sempre pessoas que me chamaram pessimista, eu creio que sou realista. Quando me pintam um quadro cor de rosa, eu não consigo não reparar nos tintes mais escuros que estão por baixo. Assim como num quadro escuro, sou capaz de reparar em laivos luminosos.

A realidade existe, não a podemos escamotear. As quimeras são lindas, mas não deixam de ser quimeras. Tudo quanto é bonito e bom, dificilmente será perfeito, e o melhor é contarmos com isso, e estarmos preparados para isso.

Quando dizemos "vai correr tudo bem" "prometo que vai ficar bem" "vais conseguir", sabemos que é só para apoiar e ajudar quem está com problemas e precisa de alento, porque NÃO SABEMOS se vai correr bem. Por isso, prefiro dizer "vamos ver como vai correr" "tenta o melhor que conseguires" e principalmente "estou aqui".

Acho tremendo alguém seguir com a confiança no máximo, e depois ser decepcionado. É preferível estar-se preparado para tudo, saber que podemos cair, mas que a seguir levantamo-nos e vamos outra vez à luta.

Gosto sempre de ver os dois lados da mesma moeda, sou incapaz de me pôr do lado de uma pessoa, sem primeiro conhecer a outra versão da história. Isto faz de mim uma pessoa que ouve, cala, e espera por mais alguma informação antes de me pronunciar. Ok, pelo menos a maioria das vezes.

Portanto, posso não ser optimista, à cautela, vejo mais vezes o copo meio vazio, do que meio cheio. Mas sinto-me mais confiante, quando me preparo para as variantes do que pode aparecer-me à frente. Não me sinto de maneira alguma pessimista, mas sim REALISTA, com muito orgulho. Li algures uma definição que achei interessante, "Considero-me uma optimista com noções realistas" Também serve. 

20190506_124102.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.